Síntese de Filmes Plásticos / Embalagens Flexíveis

Apresentamos uma simples introdução de filmes plásticos, pensamos em simplificarmos as informações de modo interagirmos com as “industrias/compradores”, afim de propormos essa sincronização com o mundo de “conversão de embalagens”, no intuito de identificarem melhores suas necessidades, ampliando o nível de seu conhecimento e uma comunicação dinâmica sintonizada sobre os tipos de filmes à serem definidos com suas necessidades de compras.Estrutura de Filmes Plasticos - Resina Composição

Abaixo vamos mostrar alguns exemplos e modelos de estruturas de filmes e embalagens:

  • Filme Técnico: Pode ser em filme mono camada ou laminado, seu dimensional ajustado de acordo com a automação de máquina (ensacadora/envasadora), acabamento em bobina com seu peso e diâmetro definido e permitido para uso em sua linha de produção automática ou semi-automática.
  • Saco: Embalagem em filme mono camada ou laminado, pré definido e semi-acabada, seu dimensional ajustado no padrão de cubagem de acordo com sua necessidade (produto/envase), com acabamento de corte e solda longitudinal ou na base fundo – inferior.

1 – Filme Técnico: Mono Camada PEBD.

2 – Filme Técnico: Mono Camada PP.

Filme Polipropileno Transparente 10 micras
Filme Polipropileno Transparente 10 micras

3 – Embalagem Sacola: Mono Camada PEAD Pigmentado.

Mono Camada PEAD - Sacolas
Filme Polipropileno Transparente 50 micras

4 – Filme Técnico Laminado: BOPP Transparente + BOPP Metalizado.

Filme - Estrutura para Snack Biscoito e Chocolates
Filme multicamadas laminado – 40 micras

5 – Filme Técnico Laminado: PET  Transparente + BOPP Metalizado + PEBD Transparente.

Filme - Estrutura para Café
Filme multicamadas laminado – 60 micras

6 – Filme Técnico Laminado: PET  Transparente + BOPP Metalizado ou Aluminizado + PEBD ou CPP Transparente.

Filme - Estrutura para Sachê e Molhos
Filme multicamadas laminado – 240 micras

7 – Filme Técnico Laminado: PET  Transparente + Alumínio + Nylon Poli + CPP Transparente.

Filme - Estrutura para Sachê e PetFoods
Filme multicamadas laminados – 220 micras

8 – Filme Técnico Laminado: Verniz Selante + Folha de Alumínio + PET + Nylon Poli ou Verniz Selante de Contato.

Filme - Estrutura de Tampa Aluminio Selante
Filme multicamada laminado – 220 micras

9 – Exemplos das estruturas de camada de um filme BOPP Transparente. É muito importante este fator ser determinado e adequado para devidas aplicações na composição de laminação, sua uniformidade plana resulta na eficiênte da barreira e COF ( Coeficiente de atrito) para obter um resultado de rentabilidade na sua função decorrente da produção – envase do produto e ajustes para acamodação de carga/segurança.

BOPP planicidade e camadas

Propriedades Técnicas do Filme

10 – Exemplo das especificações técnicas e planta técnica layout, hoje somente 20% das empresas tem este documento extremamente importante, um índice preocupante com o nível de preocupação com a qualidade, afim de criar um “follow-up” implantando no SGCQ e normas ISO determinada. É fundamental e essencial contratar um profissional para desenvolver este documento, onde o comprador(a) poderá solicitar suas cotações sem que haja dúvidas para composição de orçamento e caso aprovado, facilitará na homologação do fornecedor.

Especificações Técnicas e Laudo
Ficha Técnica – Especificação da Embalagem/Filme
Layout - Planta de Impressão
Planta Técnica – layout de impressão

11 – Aplicações e suas propriedades de resina, suas funções mecânicas de barreiras, para cada segmento de indústria, devemos analisar rigorosamente com um profissional de Eng. Quimica e Plásticos para um acompanhamento técnico laboratorial afim de inspecionar sua eficiência da barreira com suas composições das camadas e formulações de resinas.Resinas EVA e EVOH Aplicações_Page_04

Resinas EVA e EVOH Aplicações_Page_10

Resinas EVA e EVOH Aplicações_Page_11

Resinas EVA e EVOH Aplicações_Page_12

12 – Embalagens de Plásticos Rígido PP – Potes Termo-Formatados, Potes para linha de indústria alimentícia e química.

Potes3
Potes PP Personalizados

Planta técnica do Pote, é essencial para identificarmos sua volumetria cúbica e dimensional para referência.

Planta Técnica Pote PP
Planta Técnica Pote PP

13 – Embalagens de Plásticos Rígido PP – Copos Crital e Descartável – Termo-Formatados, para linha de indústria de bebidas, refresco e promocionais

Copos Cristal descartaveis_pp_impressos
Copos Cristal PP

Planta técnica dos Copos, Cristal e Descartável, é essencial para identificarmos sua volumetria cúbica e dimensional para referência.

14 – Embalagens em Sacarias de Papéis Kraft Normal Extensível, Branco e Multi-camadas.

Descrição dos modelos de sacarias kraft e estrutura de formatação:

  • Sacaria KNE – BAFCOS: São feitos em mono-camada ou multi-camadas, sua sigla na descrição identifica que: Saco com boca aberta, fundo costurado e sanfonado na lateral; seu fechamento é manual com máquina de costura própria para aplicação.
  • Sacaria KNE – BFCOSVAL: São feitos em mono-camada ou multi-camadas, sua sigla na descrição identifica que: Saco com boca e fundo costurado, com válvula interna ou externa na lateral e sanfonado na lateral; seu fechamento é automático após o envase em máquinas envasadoras pneumáticas semi automática de uso próprio para aplicação.
  • Sacaria KNE – BACOLFS: São feitos em mono-camada ou multi-camadas, sua sigla na descrição identifica que: Saco com boca aberta, selado ou colado no fundo e sanfonado no fundo; seu fechamento é manual com máquina de costura ou coladeira de uso próprio para aplicação.
  • Sacaria KNE – BFCOLVAL: São feitos em mono-camada ou multi-camadas, sua sigla na descrição identifica que: Saco com boca e fundo selado ou colado, com válvula interna ou externa no topo superior e sanfonado no fundo; seu fechamento é automático após o envase em máquinas envasadoras pneumáticas semi automática de uso próprio para aplicação.

Todas estruturas de sacarias podem serem aplicados uma camada de PEBD ou PP interno conforme necessidade do cliente, alguns casos com resinas e aditivos para barreiras. Os papéis kraft puro tem suas gramaturas diversas e variadas entre 60gr até 300gr; os papéis kraft puro, são de alta resistência mecânica, tem uma qualidade bem superior devido sua planicidade de lisura, uma alvura opaca, de alta porosidade no aspecto de relevo, e fibras mais rugosas com uniformidades à resistências, suas caracteristicas desenvolvida para suportar grandes pesos, sejam os produtos de linha industrial diversas.

Exemplo das especificações técnicas e planta técnica layout. É fundamental e essencial contratar um profissional para desenvolver este documento, onde o comprador(a) poderá solicitar suas cotações sem que haja dúvidas para composição de orçamento e caso aprovado, facilitará na homologação do fornecedor.

Ex.:
Sacaria KNE – BFCOSVAL
Medidas aberto: 100 x 78 cm 2/73
Estrutura: 2 KN / 73gr
Chapa: 330 mm
Sanfona: 146 mm
Altura: 780 mm
Impressão: 2 cores – flexo
Capacidade: 25kg
Acabamento: Boca costurada e fundo, com válvula no topo 22×14 cm interna.
Produto de Envase: Pó

Layout - BentoPlus-Gel 325 - 25kg_V1
Planta de Layout – Impresão
saco kraft costurado
Saco após envase e costurado

15 – Embalagens em Sacos de Papéis monolúcido SOS, Kraft Normal.

Descrição dos modelos de sacos e sacolas e estrutura de formatação:

  • Sacos SOS – Kraft ou Monolúcido: São feitos em mono-camada, podem serem produzidos em papel kraft e papel monolúcido branco, saco com boca aberta, colado no fundo formato quadrado e sanfonado na lateral; seu fechamento por ser manual ou com aplicação de zíper e lacre de aço sob pressão.
  • Sacolas – Kraft ou Monolúcido: São feitos em mono-camada, podem serem produzidos em papel kraft e papel monolúcido branco, sacola com boca aberta, com alça retorcida confeccionado com papel kraft, fundo colado no formato quadrado e sanfonado na lateral; seu uso em lojas físicas e virtual e-commerce, fastfood, drive thru e artigos e eventos promocionais.

Os papéis tem suas gramaturas diversas e variadas entre 40gr até 280gr; os papéis monolúcido tem uma qualidade superior devido sua planicidade de lisura, uma alvura refletiva, de baixa porosidade no aspecto de relevo e fibras mais uniformes e resistentes; os papéis kraft puro, são de alta resistência mecânica, tem uma qualidade bem superior devido sua planicidade de lisura, uma alvura opaca, de alta porosidade no aspecto de relevo, e fibras mais rugosas com uniformidades à resistências, suas caracteristicas desenvolvida para suportar grandes pesos, sejam os produtos de linha industrial diversas.

Exemplo das especificações técnicas e planta técnica layout. É fundamental e essencial contratar um profissional para desenvolver este documento, onde o comprador(a) poderá solicitar suas cotações sem que haja dúvidas para composição de orçamento e caso aprovado, facilitará na homologação do fornecedor.

Ex.:
Saco SOS Kraft
Medidas aberto: 22 (L) x 28 (A) x 14 (SL/BF) cm
Estrutura: 1 KN / 60 gr
Chapa: 220 mm
Sanfona: 140 mm
Altura: 280 mm
Impressão: até 8 cores – flexo
Capacidade: 1kg até 10kg
Acabamento: Boca aberta, fundo colado dobrado e sanfonado na lateral.
Produto de Envase: Diversos

Sacola Kraft Alça Retorcida
Sacolas Kraft Alça Retorcida
Papel MonolúcidoSOS 60g - Farinha
Embalagem SOS Monolúcido
Sacos SOS
Sacos SOS Kraft
Planta Aberta Saco SOS Kraft
Planta Técnica Saco Aberto

16 – Embalagens de Sachês, somente para sistema automático de envase.

Descrição dos modelos de sachês e estrutura de formatação:

  • Sachê: São feitos em mono-camada ou multi-camada, podem serem produzidos em papel kraft monolúcido e papel monolúcido branco, sua finalidade de uso para sal, açúcar, adocantes, açúcar orgânicos e promocionais

Os papéis tem suas gramaturas diversas e variadas entre 20gr até 90gr; os papéis monolúcido tem uma qualidade superior devido sua planicidade de lisura, uma alvura refletiva, de baixa porosidade no aspecto de relevo e fibras mais uniformes e resistentes; em alguns casos para barreira, são laminados com PEBD ou Nylon, podem serem siliconados.

Sachet-For-Sugar-Packaging
Sachê Papel Monolúcido 40g laminado com PEBD20g Interno

17 – Em breve disponibilizaremos contéudo de Papéis de Seda, Papéis Grease Pel.

  • *A Perina – Solutions for Packaging não se responsabiliza por quaisquer uso destes materiais para fins de prosseguirem com sua produção e justificativas, ou qualquer forma de uma ação idenizatória para julgar sua defesa de uso ou para nos responsabilizar sob os artigos;
  • Os artigos foram tirandos de fontes da internet, com acesso público sem restrição informada pela instituição empresarial;
  • É extremamente importante, como leitor destes artigos, contratar profissionais especializados e instituições da área para desenvolver suas necessidade P&D embalagens;
  • Toda informação descrita nesta página é de forma simples, usamos uma linguagem básica, afim de contribuir com uma boa interpretação do conteúdo para pessoas que tenham alguma dificuldade de entender como é todo processo de produção e desenvolvimento de embalagens;

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s